Internacionais | Trump
Segunda-feira, 19 de Maio de 2025
Trump espera avançar em cessar-fogo na Ucrânia com ligações a Putin e Zelensky nesta segunda
Presidente dos EUA falará por telefone com os dois líderes, em teste para sua capacidade de resolver conflitos. Chamadas ocorrerão de forma separada.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, espera que as ligações telefônicas que fará nesta segunda-feira (19) com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, avancem em direção a um cessar-fogo na guerra na Ucrânia.
No fim de semana, Trump anunciou que falaria por telefone com os dois líderes após a primeira rodada de negociações entre as comitivas da Rússia e da Ucrânia, realizadas na semana passada, terminar sem um acordo para um cessar-fogo no conflito.
O presidente dos EUA afirmou ter "esperança de um dia produtivo" e de um cessar-fogo nesta segunda. Além de Trump e Zelensky, Trump também falará com líderes da Otan — a Rússia protesta contra a entrada da Ucrânia na aliança militar do Ocidente.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou nesta manhã que Putin e Trump conversarão às 17h pelo horário de Moscou (11h pelo horário de Brasília). Peskov chamou a chamada telefônica de "importante, dadas as conversas que ocorreram em Istambul".
Desde que assumiu seu 2º mandado, Trump tem tentado dar um fim na guerra da Ucrânia, e, por isso, as ligações desta segunda são um teste para sua reputação como negociador — durante sua campanha, ele prometeu resolver o conflito rapidamente.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado