Internacionais | Trump

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025

Trump diz que tarifa global ficará entre 15% e 20%; taxa de 50% ao Brasil é mais que o dobro das demais

Republicano falou a jornalistas nesta segunda-feira (28) e também comentou sobre a China, indicando que 'adoraria' ver o gigante asiático abrir seus mercados para produtos norte-americanos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (28) que espera aplicar tarifas entre 15% e 20% aos parceiros comerciais que não firmarem acordo comercial com Washington.

Caso a previsão se confirme, o Brasil será submetido a uma tarifa de mais que o dobro da aplicada ao restante do mundo, já que os produtos brasileiros estão sujeitos a uma taxa de 50% imposta por Trump.

"A tarifa mundial ficaria em algum lugar na faixa de 15% a 20%", afirmou Trump em entrevista a jornalistas.

Trump também falou sobre a China, manifestando o desejo de que o país asiático abra seus mercados aos produtos dos EUA.

“Concluímos o acordo com a Indonésia, e eles abriram o mercado para nós. O Japão também liberou a entrada dos nossos carros e do nosso arroz. As Filipinas fizeram o mesmo [...] e eu adoraria ver a China seguir esse caminho. Estamos negociando com eles neste momento”, afirmou.

As principais autoridades econômicas dos EUA e da China retomaram nesta segunda-feira (28), em Estocolmo, as negociações para tentar resolver disputas comerciais de longa data entre as duas maiores economias do mundo.

O objetivo das conversas é prorrogar a trégua tarifária por mais três meses, segundo informações da agência Reuters.

 

G1

 

Posse: Rifa Estrela Dalva Gás sorteia mais de R$ 400 mil em prêmios; participe por apenas R$ 5

 

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.