Brasil | Estruturas milenares

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024

Sítio arqueológico com estruturas milenares é encontrado em vila de pescadores na Bahia

Mais de dois mil fragmentos e quase trinta ossadas de pessoas e animais foram encontrados em Santiago do Iguape, na Bahia.

É na beira do rio Paraguaçu que fica a pacata vila de pescadores, fundada pelos jesuítas no século 16. Cenário de muita história, como a primeira igreja construída no Recôncavo Baiano, e que recebeu a sanção canônica de matriz de Santiago.

Se o patrimônio histórico já era conhecido aqui em Santiago do Iguape, agora o distrito ganha ainda mais importância com um segredo maior do que se imaginava: a descoberta de um sítio arqueológico ao lado da igreja que guarda vestígios até da pré-história.

Foi durante as escavações para a construção de uma praça que o achado veio à tona. A obra foi suspensa imediatamente para dar lugar ao trabalho de arqueólogos.

"Quando o trabalhador batia a pá, eles falavam, peraí, peraí, isso aqui é uma falange, aí começava, aí vinha com os pincéis e tal, e aí às vezes passavam 40 minutos ali para tirar uma parte da ossada. E foi juntando peças e a gente descobriu que existiam diversos tipos de ossada de épocas diferentes também", conta Olmo Lacerda, arquiteto da Conder.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.