Internacionais | Israel

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024

Sistema de defesa antimísseis THAAD já está 'a postos' para proteger Israel, diz secretário de Defesa dos EUA

EUA se apressaram para enviar novo sistema de defesa a Israel em meio a acirramento de tensões com o Irã no Oriente Médio.

O exército dos EUA enviou rapidamente seu avançado sistema antimísseis para Israel, e ele já está "em posição", disse nesta segunda-feira (21) o secretário de Defesa, Lloyd Austin.

O THAAD, ou Sistema de Defesa Terminal de Alta Altitude, é um sistema de defesa antimísseis terrestres que pode ser transportado e é altamente eficaz contra ameaças de curto e médio alcance. Parte crítica dos sistemas de defesa aérea em camadas do Exército dos EUA, o THAAD se soma à já avançada defesa antimísseis que Israel possui.

Austin não quis dizer se o sistema já estava operacional, mas acrescentou: "Temos a capacidade de colocá-lo em operação muito rapidamente e estamos de acordo com nossas expectativas".

Os primeiros componentes para a instalação do THAAD começaram a chegar ao território israelense há uma semana e as tropas americanas se apressaram para aprontar o sistema no território israelense.

Em um comunicado oficial, o Pentágono disse que alguns militares americanos já estão trabalhando na montagem do equipamento, mas que outros ainda irão nos próximos dias e que o THAAD "estará totalmente operacional em breve".

"O envio da bateria THAAD para Israel destaca o compromisso dos Estados Unidos com a defesa de Israel e com a proteção dos americanos em Israel contra quaisquer ataques de mísseis balísticos do Irã", disse o Pentágono na semana passada.

Embora seja utilizado para a defesa terrestre, o sistema também pode atingir alvos fora da atmosfera.

O sistema será operado pelos militares americanos na defesa do país aliado contra eventuais ataques do Irã.

O secretário de Defesa, Lloyd Austin, "autorizou o envio de uma bateria de defesa de grande altitude (THAAD) e de uma equipe de militares americanos a Israel, que ajudarão a reforçar as defesas aéreas do país após os ataques sem precedentes do Irã", disse o porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.