Esporte | Paralimpíadas
Sábado, 31 de Agosto de 2024
Sem braços, indiana do tiro com arco impressiona ao atirar usando pés, ombro e mandíbula
Única atleta feminina do mundo que atua dessa forma, Sheetal Devi, de 17 anos, é líder do ranking mundial feminino do Open Composto, para atletas com deficiência em um ou em dois membros
Com apenas 17 anos, Sheetal Devi já é um dos principais nomes do tiro com arco nas Paralimpíadas de Paris 2024. Única arqueira de alto rendimento do mundo que não tem os dois braços, ela é a líder do ranking mundial da categoria feminina do Open Composto, para atletas com deficiência em um ou em dois membros. Com um arco personalizado, projetado pelo próprio treinador dela, a indiana utiliza as pernas, o ombro e a mandíbula para atirar.
Devi também é a única que atira sentada. Ela levanta o arco com a perna direita, puxa a corda com o ombro direito e a solta com a mandíbula. O equipamento foi personalizado pelo treinador dela, Vedwan, a partir de materiais de origem indiana, e inclui uma alça na parte superior do corpo e um pequeno instrumento na boca para ajudá-la a soltar a flecha.
História e conquistas
Devi nasceu com uma anomalia congênita rara, a focomelia, que interfere no desenvolvimento dos ossos longos dos braços e das pernas. Filha de pequenos agricultores, ela nasceu em uma pequena vila na cidade de Jammu, na Índia. O primeiro contato com o esporte só aconteceu aos 15 anos, em 2022, por meio de um complexo esportivo local. No início, a adolescente hesitou, mas logo se adaptou rapidamente ao esporte, revelando destreza com os pés para manusear do equipamento.
Apenas dois anos depois, Devi já coleciona medalhas de nível mundial. Em 2023, ela conquistou ouro nos Jogos Para-Asiáticos de Hangzhou, na China, e uma prata no Campeonato Mundial Paralímpico de Tiro com Arco. Vitórias importantes para a classificação dela para suas primeiras Paralimpíadas, em Paris 2024.
Sheetal Devi estreou nos Jogos nesta quinta-feira (29), pela fase de ranqueamento do tiro com arco. Ela ficou em segundo lugar, com 703 pontos de 720 possíveis — sua melhor marca pessoal. Além disso, a arqueira superou o antigo recorde mundial, que era de 698 pontos, e o paralímpico, de 694. Ela só não detém o novo recorde porque a turca Oznur Cure Girdi fez um ponto a mais, totalizando 704, e ficou em primeiro lugar, assumindo também o posto de maior pontuação da história da categoria.
Caso semelhante no masculino
Na categoria masculina, Matt Stutzman é um americano que atira de maneira similar à de Devi, também na categoria Open, com arco composto. Depois de conquistar medalha de prata nas Paralimpíadas de Londres 2012, ele se firmou como um astro paralímpico sob a alcunha de “The Armless Archer” — na tradução para o português, "o arqueiro sem braços". Matt também esteve na Rio 2016, onde fez sucesso nas competição da modalidade no Sambódromo, mas não ganhou medalha. Nos Jogos Parapan-Americanos de 2015, ele ficou em segundo lugar; em 2022, conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Tiro com Arco Paralímpico.
G1
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.