Internacionais | Aleppo

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024

Quem são os rebeldes que assumiram controle de Aleppo em meio a bombardeios russos

O grupo militante Hayat Tahrir al Sham mostrou vídeos das suas forças entrando na cidade, enquanto o governo lança bombardeios com o apoio da Rússia.

As forças rebeldes na Síria assumiram o controle de Aleppo, a segunda maior cidade do país, e seguem para várias cidades no interior perto da quarta maior cidade da Síria, Hama, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR).

Mais de 370 pessoas, incluindo mais de 20 civis, foram mortas desde o início da ofensiva na quarta-feira (27), de acordo com o SOHR, que opera a partir do Reino Unido.

A operação das forças rebeldes é a maior contra o governo sírio em anos e marca a primeira vez que os rebeldes que combatem as forças do presidente Bashar al Assad chegam a Aleppo desde que foram expulsos pelo exército em 2016.

Em resposta, o governo sírio se prepara para realizar um contra-ataque, segundo o Ministério da Defesa, enquanto os seus aliados russos bombardeiam as forças rebeldes em Aleppo e atingindo partes rurais de Idlib e Hama.

O ataque foi liderado pelo grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) — que tem uma longa e envolvente história no conflito sírio. (leia mais abaixo)

Em um comunicado, as forças militares leais a Assad afirmaram que as suas tropas se retiraram temporariamente de Aleppo "para preparar uma contra-ofensiva".

O aeroporto da cidade e todas as estradas que levam a ele foram fechadas, informou a Reuters.

A Rússia realizou “uma série de ataques aéreos” na Síria enquanto as forças rebeldes continuam a avançar para o sul, afirma o SOHR.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.