Internacionais | Alpinista
Domingo, 13 de Outubro de 2024
Quem é o alpinista que se tornou o mais jovem do mundo a escalar 14 picos acima de 8 mil metros
O feito de Nima Rinji Sherpa — escalar todos os 14 'oito mil' —, é considerado o auge das aspirações de alpinistas do mundo todo.
Aos 18 anos, ele conseguiu um feito de tirar o fôlego: se tornou a pessoa mais jovem do mundo a atingir o cume dos 14 picos mais altos do mundo, acima dos 8 mil metros.
Nima Rinji Sherpa completou a missão nesta quarta-feira (9) ao alcançar o topo da montanha Shisha Pangma, no Tibete.
"Ele chegou ao cume nesta manhã [de quarta-feira]. Ele treinou bem e eu tinha certeza que ele faria isso", disse Tashi Sherpa, pai do jovem, à agência de notícias AFP.
O feito de Nima — escalar todos os 14 "oito mil" —, é considerado o auge das aspirações de alpinistas do mundo todo. Os escaladores que se aventuram a isto enfrentam "zonas da morte", onde a quantidade de oxigênio é insuficiente por longos períodos.
Nima começou a escalar aos 16 anos, no Monte Manaslu, em agosto de 2022. O jovem vem de uma família de escaladores que, inclusive, administra a maior empresa de expedições de montanhismo do Nepal, segundo a rede de TV americana CBS News.
"Este é um momento de orgulho para nosso país", disse Nima Nuru Sherpa, presidente da Associação de Montanhismo do Nepal, também para a AFP..
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado