Internacionais | Papa Leão XIV

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Papa Leão XIV recebe JD Vance e discute guerras, relações EUA-Vaticano e liberdade religiosa

Pontífice, que prega paz em todo o mundo em suas falas públicas, reuniu-se de forma privada com o vice-presidente americano e o secretário de Estado, Marco Rubio, nesta segunda (19) no Vaticano.

O Papa Leão XIV recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, no Vaticano na manhã desta segunda-feira (19).

Durante o encontro, ocorrido no dia seguinte à missa inaugural do pontífice, os líderes discutiram conflitos pelo mundo, colaboração entre Igreja e o Estado, além de questões como a liberdade religiosa, segundo a Santa Sé.

Segundo o Vaticano, atualidades da política internacional foram abordados no encontro, e o papa Leão XIV transmitiu seu "desejo expresso de que se respeite o direito humanitário e o direito internacional nas áreas de conflito, na esperança de 'uma solução negociada entre as partes envolvidas'".

O encontro com Vance e Rubio ocorre um dia após o pontífice ter recebido o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e ter feito apelos por uma “paz justa e duradoura” na guerra da Ucrânia.

Negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia para alcançar uma trégua no conflito começaram na semana passada, após semanas de insistência do presidente dos EUA, Donald Trump. Antes do encontro de delegações dos dois países, o primeiro em mais de três anos, Zelensky e autoridades russas trocaram farpas por conta da ausência do presidente russo, Vladimir Putin, que colocaria os dois rivais frente a frente.

Desde o início de seu pontificado, que completa dez dias neste domingo, Leão XIV tem pregado a pacificação em diversos momentos. Ele também já se ofereceu para mediar conflitos. O pontífice já destacou sua preocupação com a guerra da Ucrânia, entre outras, como a de Gaza, em outras oportunidades desde que se tornou papa.

J.D. Vance foi o último líder de Estado a ter se encontrado oficialmente com o papa Francisco, em 20 de abril, dia anterior à sua morte. Na ocasião, eles trocaram votos de felicitações no domingo de Páscoa. Antes disso, Vance também havia se reunido com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, quando reafirmaram o compromisso comum com a proteção do direito à liberdade religiosa.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.