Esporte | Palmeiras

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024

Palmeiras vê Abel "mais leve" e traça plano para oferecer novo contrato até o fim de 2027

Técnico diz que rotina com menos jogos após eliminações o deixa mais tranquilo, e Verdão quer mantê-lo focado só na disputa do título brasileiro - atual contrato vence no fim de 2025

Abel Ferreira não cansa de dizer que a rotina com um jogo por semana o fez mudar, após as eliminações precoces do Palmeiras em mata-matas. "Mais leve", como ele mesmo diz, o técnico tem contrato até o fim de 2025, e ainda há o desejo no clube de uma nova renovação.

Leila Pereira já havia dito que se for reeleita em novembro oferecerá um novo contrato até dezembro de 2027, quando se encerra o próximo mandato presidencial.

A dirigente está convicta desta ideia, mas só levantará o assunto se vencer o pleito contra Savério Orlandi e após a disputa do Brasileirão.

– O que existe de concreto é que o Abel tem contrato conosco até dezembro de 2025. Hoje, o foco total é para conquistar o nosso tricampeonato brasileiro. Então, eu não converso sobre renovação de treinador – avisou.

– Aí você vai me perguntar, Leila, qual seria o seu desejo? Eu já te adianto qual o meu desejo. Meu desejo é que o Abel fique conosco. Se eu for reeleita, vou trabalhar muito para isso, por mais três anos. Eu gostaria muito que o nosso treinador ficasse conosco até dezembro de 2027. Mas se o treinador entender que o ciclo dele termina em dezembro de 2025, a gente vai conversar – prosseguiu.

A intenção de Abel é uma incógnita. Ele renovou seu contrato no início do ano e em algumas vezes citou que gostaria de tirar um período sabático ao fim de seu vínculo com o Palmeiras.

Antes de assinar o atual acordo, chegou a se aproximar do Al-Sadd, do Catar, que está processando o treinador na Fifa, sob o argumento de que tinha um documento assinado garantindo a chegada de Abel ao fim de 2023, o que não ocorreu.

Neste ano, ele venceu o Paulista, foi vice da Supercopa e tinha um calendário apertado de jogos. Após as eliminações nas oitavas de final na Copa do Brasil e Libertadores, Abel Ferreira diz que todos no Palmeiras tiveram "tempo para viver".

A agenda com partidas em sequência é um dos grandes pontos de crítica do treinador nesta passagem de quase quatro anos pelo Brasil. Mas com a rotina de um jogo por semana, falou em tom bem humorado que poderia ficar até 2030.

– Eu me sinto mais leve, tranquilo, durmo melhor, não tem tanta viagem, minha esposa agradece, fala que estou mais bem humorado em casa, isso é bom. Esse descanso nos dá anos de vida. Jogar domingo e domingo... É um jogo de cada vez. Nesse momento o Botafogo está na frente e por mérito próprio por mérito da direção, por seu treinador, jogadores... O Palmeiras entra em tudo que entra para brigar. Infelizmente ou felizmente estamos fora das copas – respondeu Abel, domingo.

Empatado com Oswaldo Brandão como o técnico com mais títulos na história do clube (10), o português tenta levar o Verdão ao tricampeonato brasileiro consecutivo, algo que só o São Paulo conseguiu na era dos pontos corridos. A 11 jogos do fim, está a três pontos do líder Botafogo.

Diante da frustração pelas quedas precoces em mata-matas, o Brasileirão se tornou o único alvo do segundo semestre. Para Leila, as eliminações não abalaram em nada a avaliação do trabalho desta comissão técnica.

– O Abel tem muito crédito com o Palmeiras e com todos os nossos torcedores. Eu vou falar mais uma vez, ele é o maior técnico da história do Palmeiras. Então, pra mim seria uma alegria muito grande e uma coisa histórica também, se eu fosse reeleita presidente do Palmeiras, passar todo o meu mandato com um único técnico – relatou.

– É um grande sonho, um desejo que eu tenho, mas eu não conversei com o Abel, não quero pressioná-lo. No Palmeiras as pessoas têm que trabalhar de uma forma leve. Ele fica conosco até dezembro de 2025. E depois a gente vai ver o que vai acontecer – concluiu a presidente.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.