Internacionais | Netanyahu
Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024
Netanyahu pede para que ONU retire forças do sul do Líbano
Pelo menos cinco capacetes azuis (soldados das Forças de Paz da ONU) ficaram feridos nos últimos dias em combates entre o exército israelense e o movimento pró-iraniano Hezbollah na região.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu neste domingo para que o secretário-geral da ONU, António Guterres, coloque "imediatamente" as forças de paz da organização no Líbano (Unifil) fora de perigo.
"Senhor secretário-geral, coloque as forças da Unifil fora de perigo. Isso precisa ser feito agora, imediatamente", declarou Netanyahu em um discurso gravado, dirigindo-se a Guterres em inglês.
Pelo menos cinco capacetes azuis (soldados das Forças de Paz da ONU) ficaram feridos nos últimos dias em combates entre o exército israelense e o movimento pró-iraniano Hezbollah no sul do Líbano.
Neste domingo, as forças de manutenção da paz da ONU no Líbano afirmaram que dois tanques israelenses entraram "à força" em uma das suas posições perto da fronteira entre os dois países, palco de combates entre tropas israelenses e milicianos do Hezbollah.
"Por volta das 04h30, quando as forças de manutenção da paz estavam nos abrigos, dois tanques Merkava do exército israelense destruíram o portão principal e entraram na posição à força", permanecendo lá durante "cerca de 45 minutos", disse a Unifil em comunicado.
Duas horas depois, acrescenta, "os disparos geraram fumaça" que causou "irritações cutâneas e reações gastrointestinais em 15 capacetes azuis, que estão recebendo cuidados médicos".
Nesta semana, a Unifil também declarou que "qualquer ataque deliberado às forças de manutenção da paz é uma violação grave do direito humanitário internacional e da resolução 1701 do Conselho de Segurança".
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado