Brasil | STF
Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF
Comunicado foi feito no encerramento da sessão plenária do Supremo desta quinta; ministro presidiu a Corte até semana passada e deixa o cargo oito anos antes da idade limite.

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicado foi feito no encerramento da sessão plenária do Supremo.
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Barroso, que tem 67 anos, presidiu o STF nos últimos dois anos e passou o comando da Corte na semana passada para o ministro Edson Fachin. Pela legislação, poderia seguir no cargo até 2033, quando completaria 75 anos — idade limite para ministros do Supremo.
“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos, que nem sei se estão definidos. Não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais a vida que me resta, sem as disposições, obrigações e exigências públicas do cargo — com mais literatura e poesia”, afirmou.
Barroso enfatizou que sua decisão de deixar a Corte não está relacionada a circunstâncias políticas atuais, revelando que já havia comunicado sua intenção ao presidente Luiz Inácio da Silva há cerca de dois anos.
“Deixo o tribunal com o coração apertado, mas com a consciência tranquila de quem cumpriu a missão de sua vida. Não carrego arrependimentos”, declarou.
Posse: Rifa Estrela Dalva Gás sorteia mais de R$ 400 mil em prêmios; participe por apenas R$ 5
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado