Internacionais | Macron

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024

Macron visita Milei para tentar convencer o presidente argentino sobre pautas prioritárias do G20

O encontro aconteceu na Casa Rosada, a sede do governo argentino. O presidente francês quer mediar a interlocução para construir consenso na declaração final da cúpula no Rio de Janeiro.

O presidente francês Emmanuel Macron foi a Buenos Aires no domingo (17), na Argentina, para tentar convencer o presidente Javier Milei a acatar tópicos da agenda do G20, antes de viajar para a cúpula o Rio de Janeiro.

Segundo interlocutores do Palácio do Eliseu, Macron quer garantir que seja possível construir um consenso internacional para a declaração final no Rio, especialmente sobre pautas relacionadas a meio ambiente e comércio.

O governo da França é entusiasta dos temas tratados como prioridades durante a presidência do Brasil no G20, entre eles o combate à fome e à pobreza, a reforma da governança global, o enfrentamento às mudanças climáticas e um pedido de paz para os conflitos na Europa e no Oriente médio.

Para garantir que a cúpula seja bem-sucedida, o presidente francês pretende fazer o que estiver a seu alcance, inclusive conversar com líderes que têm posicionamentos políticos diferentes sobre os principais tópicos da cúpula, como é o caso de Javier Milei.

O objetivo de Macron será tentar convencer esses da necessidade de apoiar a agenda proposta pela presidência brasileira, especialmente relacionada ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico.

Milei tem sido resistente e contrário a pautas relacionadas a mudanças climáticas e a taxação dos super-ricos. O presidente argentino é um negacionista climático e retirou a delegação do país da COP29, encontro desta semana para discutir clima no Azerbaijão. Além disso, os argentinos se recusaram a assinar, em outubro, um texto negociado entre ministros sobre igualdade de gênero. Especula-se ainda uma possível saída do país do Acordo Climático de Paris.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.