Brasil | Lula

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Lula recebe Xi Jinping para jantar no Itamaraty com presidentes de poderes e ministros

Cerimônia, que encerra a passagem do presidente chinês pelo Brasil, aconteceu com a presença de autoridades brasileiras, como os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu para um um jantar no início da noite desta quarta-feira (20) o presidente da China, Xi Jinping. O evento foi marcado para o Palácio do Itamaraty, em Brasília, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Antes do jantar, Lula falou brevemente com a imprensa, mas só sobre a vitória do Corinthians mais cedo no Campeonato Brasileiro. Xi Jinping , na saída do palácio, em um momento que pôde ser acompanhado pela imprensa, disse a Lula: "Isso ficou marcado em minha memória, a amizade entre China e Brasil".

O cardápio no jantar foi:

Pato laqueado de entrada

Pratos principais

Pirarucu

Xinxim de galinha

Lombo suíno

A cerimônia, que encerra a passagem do presidente chinês pelo Brasil, aconteceu com a presença de autoridades brasileiras, como os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.

Além deles, também compareceram os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics.

Na manhã desta quarta, os presidentes assinaram 37 acordos e memorandos (veja a lista mais abaixo). Um deles, na área de satélites, com a empresa SpaceSail, rival da Starlink, do bilionário Elon Musk.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, quando tomou o lugar dos Estados Unidos. O país asiático é o que mais recebe as exportações brasileiras do agronegócio, umas das principais fontes da riqueza do Brasil.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.