Internacionais | Luigi Mangione
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Luigi Mangione se declara inocente por morte de CEO após promotores indicarem intenção de pedir pena de morte
Promotores federais acusam Mangione de homicídio, perseguição e porte de arma após morte do CEO da UnitedHealthcare. Ele também enfrenta um outro processo, no âmbito estadual.
Luigi Mangione se declarou inocente pela morte do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, nesta sexta-feira (25).
Ele havia sido indiciado no último dia 17. A acusação abre caminho para que os promotores possam buscar a pena de morte.
Mangione, de 26 anos, vestia uma camiseta bege fornecida pela prisão ao ser conduzido ao tribunal em Manhattan. Anteriormente, ele se declarou inocente de uma série de acusações pelo estado de Nova York pelo assassinato, em 4 de dezembro, de Thompson, ex-CEO da unidade de seguros UNH.N do UnitedHealth Group, UnitedHealthcare.
A acusação formaltambém inclui duas acusações de perseguição e uma por porte de arma de fogo.
Mangione também responde a acusações separadas de homicídio na esfera estadual. Ele é acusado de ter atirado pelas costas em Thompson em frente a um hotel de luxo de Nova York, em dezembro de 2024.
A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou neste mês que orientou os promotores federais a buscar a pena de morte.
Este é o primeiro caso de pena de morte movido pelo Departamento de Justiça desde que o presidente Donald Trump voltou ao cargo. Ele prometeu a retomada as execuções federais, suspensas na administração de Joe Biden.
Na semana passada, a defesa de Mangione afirmou que o governo Trump estava tentando matar o acusado, como parte de uma "manobra política".
O assassinato e a caçada que levou à prisão de Mangione abalaram o mundo dos negócios, fazendo com que algumas seguradoras de saúde adotassem rapidamente o trabalho remoto ou transferissem reuniões de acionistas para o ambiente online.
O caso também mobilizou críticos do setor de seguros de saúde — alguns dos quais passaram a ver Mangione como um símbolo da frustração com negativas de cobertura e contas médicas exorbitantes.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado