Internacionais | Itália
Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025
Itália anuncia construção de maior ponte suspensa do mundo
Ponte no Estreito de Messina, ligando a ilha de Sicília à Itália continental, terá 3,3 km de extensão e tem conclusão prevista para 2032, segundo governo italiano.
O governo italiano anunciou nesta quarta-feira um projeto de 13,5 bilhões de euros (cerca de R$ 86,3 bilhões) para construir a ponte suspensa mais longa do mundo, que ligará ilha da Sicília à Itália continental.
Após décadas de planejamento —e considerável controvérsia—, um comitê ministerial deu o sinal verde para a construção da ponte sobre o Estreito de Messina, que será financiada pelo Estado, anunciou o ministro de Transportes e Infraestrutura, Matteo Salvini.
“Será a ponte com o maior vão único do mundo” e funcionará como um “acelerador de desenvolvimento” para as regiões empobrecidas de ambos os lados, ou seja, a ilha da Sicília e a região sul da Calábria, afirmou ele durante uma coletiva de imprensa.
Chamada de "uma obra-prima da engenharia", a ponte foi projetada para ter seis faixas para veículos, três em cada sentido, e duas linhas ferroviárias no centro delas, com um vão suspenso de 3,3 km estendido entre duas torres de 400 metros de altura, um recorde mundial.
Apesar de ter extensão muito menor que a ponte Rio-Niterói, por exemplo —que tem pouco mais de 13 km—, o detalhe técnico é que a ponte italiana terá o maior vão suspenso do mundo, que é a distância entre duas torres de sustentação, sem apoios intermediários. Atualmente, a ponte com o maior vão suspenso do mundo é a Çanakkale 1915, na Turquia, com um vão de 2.023 metros.
G1