Internacionais | Israel
Domingo, 27 de Outubro de 2024
Israel bombardeia o Irã: o que se sabe sobre ataque de retaliação
O exército do Irã disse que quatro soldados foram mortos durante as operações.
O Exército de Israel fez "ataques direcionados contra alvos militares" no Irã na madrugada de sexta-feira para sábado (26/10).
A mídia estatal iraniana afirmou que várias explosões foram ouvidas na capital, Teerã.
Bases militares no oeste e no sudoeste da capital iraniana foram os alvos principais, de acordo com uma agência de notícias iraniana próxima à Guarda Revolucionária do país.
O exército do Irã disse que quatro soldados foram mortos durante as operações.
Desde ataques iranianos contra Israel no dia 1º de outubro, era esperada alguma retaliação por parte de Tel Aviv.
Os Estados Unidos foram avisados previamente dos ataques. Mas o Pentágono garantiu que os EUA não têm participação no ataque.
As forças israelenses afirmaram que, "como qualquer outro país soberano do mundo", o país teria "o direito e o dever de responder" a ataques que "o regime do Irã e seus representantes na região" têm realizado contra Israel desde 7 de outubro de 2023.
Nessa data, o grupo palestino Hamas realizou vários ataques a Israel, matando aproximadamente 1.200 pessoas e levando cerca de 250 reféns para Gaza.
Desde então, em retaliação, os ataques de Israel ao território palestino já deixaram mais de 42.840 mortos em Gaza, segundo o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Daniel Hagari, gravou um vídeo anunciando os ataques contra o Irã nesta sexta.
BBC
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado