Internacionais | Hamas
Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024
Hamas confirma morte de Yahya Sinwar por Israel, promete vingança e diz que não devolverá reféns até que guerra acabe
Membro do alto escalão do grupo terrorista falou pela 1ª vez desde morte de Sinwar, mentor dos ataques a Israel de 7 de outubro de 2023. Ele confirmou que o comandante do Hamas morreu em confronto com soldados israelenses em Rafah.
O Hamas confirmou nesta sexta-feira (18) a morte de Yahya Sinwar, que era o número 1 do grupo terrorista. Sinwar, que foi também o mentor dos ataques a Israel em 7 de outubro de 2023, morreu na quinta-feira (17), durante um confronto em terra na Faixa de Gaza.
Este foi o primeiro pronunciamento do Hamas desde o anúncio da morte de Sinwar. A confirmação da morte foi feita por Khalil al-Hayya, vice-líder da divisão do Catar do grupo terrorista — que está sem comando.
Embora todos os membros da cúpula do Hamas tenham sido mortos por Israel, al-Hayya afirmou que o grupo terrorista continuará lutando e prometeu vingança. Disse que a morte de Sinwar só fortaleceu as bases do Hamas e "será uma maldição para Israel".
Ele afirmou também que o Hamas não devolverá os reféns em poder do grupo terrorista enquanto a guerra em Gaza não acabar.
“Esses prisioneiros não retornarão a vocês antes do fim da agressão a Gaza e da retirada de Gaza”, afirmou.
Al-Hayya virou um dos nomes cotados para assumir a liderança do grupo terrorista. Ele liderou a delegação do Hamas durante várias rodadas de negociações de um cessar-fogo no Catar, mediadas pelos EUA, Catar e Egito. Em sua declaração, al-Hayya não falou sobre a futura liderança do grupo.
O vice-líder confirmou também ainda que Sinwar morreu durante um combate com soldados israelenses, que o encontraram por acaso em uma casa em Rafah, no sul da Faixa de Gaza — essa também foi a versão dada por Israel na quinta-feira.
E disse que o terrorista “não recuou, e confrontou o Exército de ocupação" até o final.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado