Notícias da Região | Oeste Baiano

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

Grupo miliciano é alvo da Operação Terra Justa no oeste da Bahia

Foram cumpridos dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nos municípios de Correntina e Jaborandi.

Na manhã desta sexta-feira, 25 de Abril, mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos contra um grupo miliciano armado que atua há mais de dez anos no oeste da Bahia, onde vivem dezenas de famílias de comunidades tradicionais.

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

A ação faz parte da Operação Terra Justa, deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em atuação conjunta com a Polícia Civil, Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia e Comando de Policiamento de Missões Especiais, através da Cipe Cerrado.

Foram cumpridos dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nos municípios de Correntina e Jaborandi. Na operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, armas de fogo e munições.

Segundo o MPBA, o grupo foi denunciado à Justiça por crime de milícia privada. As investigações apontam que os integrantes utilizavam uma empresa de fachada registrada como segurança privada — sem autorização legal da Polícia Federal — para atuar como força de repressão a serviço de grandes fazendeiros da região.

Com uso de intimidação, violência e práticas ilegais, o grupo teria cometido ameaças, agressões físicas e grilagem de terras contra comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, promovendo a expulsão de famílias posseiras e povos tradicionais de suas terras.

Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Correntina, com base nas investigações conduzidas pelo MPBA.

 

Posse: Rifa Estrela Dalva Gás sorteia mais de R$ 400 mil em prêmios; participe por apenas R$ 5

 

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.