Internacionais | Turquia

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024

Grupo curdo reivindica autoria de atentado a estatal aeroespacial da Turquia

Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) afirmou em comunicado nesta sexta (25) que está por trás do ataque, que deixou cinco mortos e 22 feridos. O PKK é considerado terrorista pelo governo turco.

O grupo militante Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) assumiu nesta sexta-feira (25) a responsabilidade pelo ataque terrorista contra a estatal espacial turca perto de Ancara. O atentado, ocorrido na quarta, deixou cinco mortos e 22 feridos, informou em comunicado nesta sexta-feira. O PKK é considerado terrorista pelo governo da Turquia.

Dois agressores --um homem e uma mulher-- realizaram o ataque na quarta-feira com fuzis automáticos e explosivos e deixaram cinco mortos e 22 feridos. O governo da Turquia havia identificado na quinta que os dois autores do ataque eram combatentes do PKK. Os dois autores do ataque também morreram.

Nas imagens registradas pelas câmeras de segurança, os dois são vistos saindo de um táxi com um fuzil e abrindo fogo contra funcionários da sede das indústrias de defesa turcas, a cerca de 40 km de Ancara, a capital.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta sexta que os autores do atentado se infiltraram no país a partir da Síria, segundo a mídia local. Erdogan prometeu erradicar o terrorismo em sua origem na Síria, acrescentando que a Turquia continuará sua luta contra militantes até o fim.

O PKK, classificado como terrorista pela Turquia e pelos seus aliados ocidentais, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, tem travado uma insurgência contra o Exército turco desde 1984.

Em resposta ao ataque, o Exército da Turquia bombardeou alvos do PKK no Iraque e na Síria, na quinta e nesta sexta (25), segundo o Ministério da Defesa turco. Um total de 81 alvos do grupo curdo, 47 na quinta e 34 nesta sexta, foram "destruídos com sucesso", afirmou o órgão. (Leia mais abaixo)

Fontes de segurança informaram separadamente que a Organização Nacional de Inteligência da Turquia (MIT) atingiu um total de 120 alvos do PKK no Iraque e na Síria desde o ataque em Ancara.

A Turquia considera as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), um dos principais integrantes das Forças Democráticas Sírias (FDS), um ramo do PKK.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.