Internacionais | China

Sábado, 19 de Outubro de 2024

Governo Lula faz viagem discreta de comitiva à China

Ministros e autoridades brasileiras buscam acordos e parcerias com o gigante asiático, preparando terreno para visita de Xi Jinping ao Brasil em novembro

Uma comitiva do governo Lula desembarcou na China esta semana, em uma viagem que teve pouca divulgação e objetivos não totalmente esclarecidos.

A justificativa oficial é preparar a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, prevista para 20 de novembro, logo após a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

O grupo, liderado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, percorreu importantes cidades chinesas como Pequim, Xangai e Shenzhen.

A delegação incluiu figuras de peso como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o assessor especial do presidente, Celso Amorim, e Gabriel Galípolo, atual diretor e futuro presidente do Banco Central.

Busca por investimentos e cooperação tecnológica

Durante a visita, o ministro Juscelino Filho se reuniu com representantes da rede social Kwai e da Galaxy Space, empresa de internet via satélite. Segundo ele, a Galaxy demonstrou interesse em realizar testes no Brasil e cooperar com transferência de tecnologia.

A comitiva também visitou a fábrica da BYD, montadora de carros elétricos que está implantando uma unidade em Camaçari, na Bahia. Rui Costa defendeu a aproximação com a China como forma de atrair mais empregos e investimentos para o Brasil.

 

CNN

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.