Internacionais | EUA

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024

EUA autorizam uso de minas terrestres norte-americanas pela Ucrânia

Secretário de Estado dos EUA disse que minas ajudarão a conter avanço de tropas russas em frentes de batalha. Aval dá sequência à autorização por Washington que Kiev utilize mísseis para atacar território russo.

O governo dos Estados Unidos permitirá que a Ucrânia use minas terrestres fornecidas por Washington contra forças da Rússia, anunciou nesta quarta-feira (20) o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

A autorização ocorre na sequência do aval também dos EUA para que Kiev utilizasse mísseis de longo alcance fornecidos pelos norte-americanos. Na terça-feira (19), a Ucrânia fez o primeiro ataque a território russo utlizando os artefatos.

A Rússia já vem usando minas terrestres na Ucrânia.

Austin disse que os tipos de minas que Washington fornecerá a Kiev são uma forma de desacelerar as tropas terrestres russas, que, atualmente, estão avançando mais em campos de batalha.

"As minas terrestres que forneceremos a eles são do tipo que não são persistentes, que podemos controlar quando elas se autoativariam e se autodetonariam, e isso as torna muito mais seguras, disse o secretário de Defesa norte-americano.

Minas terrestres não persistentes geralmente requerem baterias, e, por isso, com o tempo elas se tornam incapazes de detonar, tornando-as mais seguras para civis inocentes do que as que permanecem mortais por anos.

Austin afirmou ainda que a Ucrânia também está fabricando suas próprias minas terrestres antipessoais — EUA já fornecem à Ucrânia minas terrestres antitanque. As usadas pela Rússia não são persistentes. Ou seja, não se tornam inertes com o tempo.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.