Internacionais | Ucrânia
Domingo, 16 de Fevereiro de 2025
Estados Unidos e Rússia devem se reunir nos próximos dias para discutir fim da guerra na Ucrânia
Encontro, que pode ter a participação do presidente americano, Donald Trump, e do russo, Vladimir Putin, pode ocorrer na Arábia Saudita, mas ainda não há data confirmada. Presidente ucraniano disse que não foi convidado para as conversas.
Autoridades dos Estados Unidos e da Rússia devem se reunir na Arábia Saudita nos próximos dias para iniciar conversas com o objetivo de encerrar a guerra de quase três anos entre Ucrânia e a Rússia, disseram uma autoridade americana e uma fonte próxima ao assunto neste sábado (15).
Não foi informado se o presidente americano, Donald Trump, e o russo, Vladimir Putin, participariam da reunião.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que se reuniu com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Alemanha na sexta-feira (14), disse que a Ucrânia não foi convidada para as conversas na Arábia Saudita e que Kiev não se engajaria com a Rússia antes de consultar parceiros estratégicos.
Neste sábado, Zelenski, disse ter vetado um acordo proposto pelo presidente americano para dar acesso aos Estados Unidos a recursos minerais estratégicos em terras raras do país do leste europeu.
Zelensky também pediu pela criação de um "exército da Europa" para se proteger contra a Rússia, sugerindo que os EUA talvez não venham mais em auxílio do continente.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, e o enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff, viajarão para a Arábia Saudita, disse o representante dos EUA, Michael McCaul, à Reuters. Não ficou imediatamente claro com quem eles se reuniriam do lado russo.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado