Internacionais | Elon Musk

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025

Elon Musk diz que é necessário 'eliminar agências inteiras' para reformar o governo dos EUA

Bilionário, que comanda o Departamento de Eficiência Governamental, chamou os funcionários públicos de burocratas e afirmou: 'Se você não remover as raízes da erva daninha, então é fácil para ela crescer novamente'.

O bilionário Elon Musk disse que muitas agências do governo federal devem ser eliminadas como parte da iniciativa do presidente Donald Trump de reformar radicalmente o governo dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (13).

O bilionário, que comanda o Departamento de Eficiência Governamental do governo Trump e tem como objetivo reduzir os custos do governo e equilibrar as contas públicas, deu a declaração durante uma videochamada na Cúpula de Governos Mundiais, em Dubai.

Musk defendeu seu papel à frente do DOGE e as iniciativas que já tomou como o programa de demissão voluntária em massa de servidores e o fechamento da USAID, a principal agência de ajuda humanitária dos Estados Unidos para o mundo.

"Precisamos deletar agências inteiras, ao invés de apenas deixar parte delas para trás. É fácil. É como deixar uma erva daninha. Se você não remover as raízes é fácil para ela crescer novamente. Mas se você remover, isso não impede que as ervas daninhas voltem, mas torna mais difícil. Então temos que realmente eliminar agências inteiras, muitas delas", afirmou.

Musk ainda descreveu os funcionários públicos do governo americano como "burocratas" e afirmou que ele e Donald Trumo querem "restaurar o governo do povo":

"Nós realmente temos aqui o governo da burocracia, em oposição ao governo da democracia do povo. Queremos restaurar o governo do povo. E então o que isso significa é reduzir o tamanho do governo federal, basicamente reduzindo a regulamentação".

Grandes poderes no governo

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em uma entrevista ao canal "Fox News" que vai mandar o Departamento de Eficiência Governamental, comandado pelo bilionário Elon Musk, procurar supostas fraudes nas áreas de Educação e de Segurança nos próximos dias.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.