Internacionais | EUA

Quarta-feira, 12 de Março de 2025

Departamento de Educação dos EUA vai demitir quase metade dos funcionários

Medida faz parte dos esforços de Trump para fechar de vez o Departamento de Educação. Governo quer repassar responsabilidade para os estados.

O Departamento de Educação dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (11) que vai demitir quase metade da sua equipe, em meio a um corte em massa do número de funcionários federais.

Os trabalhadores afetados serão colocados em licença administrativa a partir do próximo dia 21. As demissões "refletem o compromisso do Departamento de Educação com a eficiência, a prestação de contas e a garantia de que os recursos serão destinados" aos estudantes, pais e professores, disse a secretária Linda McMahon.

A imprensa americana antecipou na semana passada que o presidente Donald Trump estava disposto a desmantelar o departamento. Os veículos se basearam em um projeto de decreto que ordenava a Linda que acabasse com a pasta.

Segundo o rascunho do texto, a secretária vai se encarregar de "tomar todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento do Departamento de Educação". Trump prometeu em sua campanha fechar o Departamento de Educação e transferir suas competências para os estados.

Criado em 1979, sob a presidência do democrata Jimmy Carter, o Departamento de Educação não pode ser totalmente desmantelado sem a aprovação de um projeto de lei que exige 60 votos no Senado, onde os republicanos ocupam atualmente 53 cadeiras.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.