Brasil | São Paulo

Terça-feira, 23 de Junho de 2026

Crianças com diabetes tipo 1 passam a receber sensores gratuitos de monitoramento da glicose em São Paulo.

Cada paciente receberá o sensor gratuitamente, com fornecimento contínuo por parte da rede municipal de saúde. O custo mensal da tecnologia gira em torno de R$ 770 por paciente, valor que muitas famílias não teriam condições de arcar.

Crianças com diabetes passam a receber sensores gratuitos para monitoramento da glicose, uma importante iniciativa voltada à saúde infantil começou a beneficiar crianças diagnosticadas com diabetes tipo 1 na cidade de São Paulo. A prefeitura iniciou a distribuição gratuita de sensores de monitoramento contínuo da glicose para pacientes com idade entre 2 e 12 anos acompanhados pelo Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg).

Ao todo, 1.584 crianças serão contempladas com a tecnologia, que permite acompanhar os níveis de glicose em tempo real, trazendo mais conforto, segurança e qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

O equipamento substitui grande parte das tradicionais medições realizadas por meio de picadas nos dedos, procedimento que muitas vezes causa desconforto e dor, especialmente entre as crianças. Com o sensor, o monitoramento é feito de forma contínua, facilitando o controle da doença e auxiliando na tomada de decisões sobre o tratamento.

Cada paciente receberá o sensor gratuitamente, com fornecimento contínuo por parte da rede municipal de saúde. O custo mensal da tecnologia gira em torno de R$ 770 por paciente, valor que muitas famílias não teriam condições de arcar.

A novidade foi recebida com entusiasmo pelos beneficiados, que destacam a praticidade do equipamento e a redução do desconforto causado pelos testes convencionais. Além de melhorar a rotina das crianças, a medida também contribui para um acompanhamento mais eficiente da diabetes tipo 1, reduzindo riscos e proporcionando mais tranquilidade aos responsáveis.

Todos os pacientes de 2 a 12 anos cadastrados no Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg) serão contemplados pela iniciativa.