Internacionais | Irã

Domingo, 22 de Junho de 2025

Como funciona o poder no Irã, país comandado por aiatolás

Apesar de atacar o país, Trump diz que não busca uma mudança de regime com a ação militar. País é uma república teocrática, que une princípios religiosos aos do governo e é comandado por um líder supremo.

Os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã neste sábado (21), juntando-se à guerra ao lado de Israel. Apesar da ofensiva, o presidente norte-americano diz que não busca uma mudança de regime com a ação militar.

O regime do país é uma república teocrática, que une princípios religiosos aos do governo.

Com capital em Teerã, a república do Irã surgiu em 1979, após a monarquia ser derrubada durante a revolução. Depois de Mohammad Reza Pahlavi — o último rei, chamado de xá —, ter sido exilado, Ruhollah Khomeini foi estabelecido como o primeiro líder supremo.

Apesar de ter um presidente, o aiatolá é o líder supremo do Irã. O cargo é determinado por clérigos islâmicos, que são encarregados de selecionar, supervisionar e, se necessário, derrubar o líder.

Ocupado atualmente por Ali Khamenei, o aiatolá detém poder direto ou indireto sobre todos os assuntos do Estado — da política externa à política interna. É ele quem nomeia os principais funcionários, incluindo os chefes da mídia estatal e do Judiciário e tem representantes em quase todas as principais organizações.

O artigo 110 da Constituição descreve os deveres e poderes do líder supremo, incluindo a declaração de guerra e de paz, bem como a mobilização das Forças Armadas.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.