Internacionais | Croácia
Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
Com margem esmagadora, presidente Zoran Milanović é reeleito no segundo turno na Croácia
Milanović faz parte do Partido Social-Democrata croata, enquanto seu adversário, Dragan Primorac, concorreu pelo partido conservador HDZ.
O presidente social-democrata da Croácia, Zoran Milanović, está a caminho de uma vitória triunfal no segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (12) no país europeu.
Resultados preliminares mostraram que Milanović obteve 74,58% dos votos contra 25,42% de seu adversário conservador Dragan Primorac.
A vantagem esmagadora de Milanović, 58 anos, sobre o rival Primorac, apenas um ano mais velho, representa um duro revés para o partido conservador HDZ, sigla do primeiro-ministro croata, Andrej Plenković. Milanović tinha deixado a reeleição escapar por pouco no primeiro turno, quando obteve 49,1% contra 19,3% para o rival Primorac.
Embora os poderes do presidente sejam limitados na Croácia, ele é o chefe das forças armadas e representa o país de 3,8 milhões de habitantes no exterior.
Essa ex-república iugoslava, hoje membro da União Europeia e da Otan, tem sido governada principalmente pelo HDZ desde a sua independência, em 1991.
No entanto, em 2020, Milanović, ex-primeiro-ministro de esquerda, assumiu a presidência com o apoio da principal sigla de oposição, o Partido Social-Democrata (SDP).
Os dois turnos da eleição presidencial aconteceram em um contexto de inflação alta, corrupção generalizada e escassez de mão de obra no país. Mas essas questões quase não apareceram nos debates presidenciais. Durante a campanha, os dois candidatos trocaram insultos e provocações.
Personalidade central no cenário político do país há quase duas décadas, Milanović utiliza com frequência uma retórica populista, questionando autoridades europeias ou locais. Mas foi com este estilo que ele conseguiu aumentar sua popularidade e atraiu o apoio de eleitores de direita.
No domingo, depois de votar em Zagreb e expressar confiança na vitória, Milanović criticou novamente a União Europeia, que disse ser "em muitos aspectos, autocrática e pouco representativa".
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado