Internacionais | Suécia

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025

Cinco pessoas são baleadas dentro de escola na Suécia

Segundo porta-voz da polícia, caso está sendo tratado como tentativa de homicídio, incêndio criminoso e crime de porte de arma agravado.

Um ataque a tiros aconteceu dentro de uma escola em Orebro, cidade a 200 km de Estocolmo, a capital da Suécia, nesta terça-feira (4).

Segundo a polícia local, cinco pessoas foram baleadas, e ambulâncias, serviços de resgate e polícia foram ao local depois que o alarme de que algo estava errado foi dado às 12h33 do horário local.

O tiroteio ocorreu dentro de um campus onde estão localizadas diversas escolas, tanto para crianças quanto para adultos. A polícia disse que os alunos foram mantidos em ambientes fechados na escola afetada, Risbergska, e também nas outras por "motivos de segurança".

"Atualmente, isso é visto como tentativa de homicídio, incêndio criminoso e crime de porte de arma agravado", informa o porta-voz da polícia.

O jornal "Daily Aftonbladet", citando fontes não identificadas, informou que tiros foram disparados e que várias pessoas ficaram feridas.

Uma pessoa que conhece um professor da escola contou que recebeu uma declaração dele através de mensagem de texto durante o ataque:

'Ele escreveu que estão atirando com armas automáticas na escola e que eles se protegeram em uma sala. Depois, ele escreveu que me ama.'"

De acordo com o jornal sueco "Expressen", o autor do crime atirou em si mesmo após o ataque e policiais estão entre as vítimas.

O hospital da região entrou em estado de emergência para atender os feridos e, em um comunicado, a polícia disse que o perigo ainda não acabou e pediu para que moradores sigam longe do local.

O ministro da Justiça sueco se pronunciou sobre o ataque à emissora local STV Orebro e garantiu: "As informações sobre atos violentos em Örebro são muito sérias. A polícia está no local e a operação está a todo vapor. O governo está em contato próximo com a polícia e acompanha os acontecimentos de perto".

Não havia informação sobre o autor dos disparos e o estado de saúde dos feridos até a última atualização desta reportagem.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano.