Esporte | Série B
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
Chances Série B: Santos e Sport vencem e aumentam possibilidade de subir
Novorizontino segue na liderança da competição, mas é o segundo time com maior probabilidade de acesso. Na parte de baixo, Ituano ganha e é quem teve maior diminuição no risco de queda
Na ponta da tabela, Novorizontino e Santos venceram na rodada 26 da Série B e seguem com as maiores chances de subir para a primeira divisão. Mas não na mesma ordem que ocupam na tabela. O Santos derrotou o América-MG por 2 a 1 em casa e agora tem 89,29% de chances de subir para a Série A.
Por mais que esteja na liderança da Série B, com um ponto a mais do que o Santos, e tenha vencido o Botafogo-SP por 2 a 0, o Novorizontino tem 83,57% de possibilidade de estar na elite do futebol brasileiro do ano que vem. Isso porque a colocação na tabela não é o único fator a ser levado em consideração nos cálculos do ge, mas sim outras variáveis, como desempenho dos futuros adversários, se os jogos serão em casa ou fora, poder ofensivo e defensivo, entre outros. Ainda assim, foi o time com o maior aumento de uma rodada para outra, com 16,02 pontos percentuais a mais.
O Sport entrou no G-4 ao vencer o CRB em casa por 2 a 0 e contou com os tropeços de Vila Nova e Ceará como visitante nesta rodada. Dessa forma, o Leão da Ilha do Retiro passa a ter 63,02% de subir para a Série A, número maior do que o terceiro colocado, Mirassol.
Único do G-4 a não vencer na rodada, o time paulista agora passa a ter 54,19% de probabilidade de acesso. O empate em 0 a 0 com o Amazonas em casa foi inesperado nas contas do ge e fez com que os números da equipe diminuíssem, mas apenas de forma ligeira.
A maior queda nas chances de acesso para a Série A da 26ª rodada foi do Vila Nova. Os goianos perderam para o Brusque, penúltimo colocado, por 3 a 1, em Santa Catarina. Isso fez com que o Tigre perdesse 20,63 pontos percentuais e agora tem 30,85% de chance de subir.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.
Risco de rebaixamento
Depois da 26ª rodada, quem passa a ter o maior risco de cair para a Série C é o Guarani. Derrotado fora de casa pelo Paysandu por 2 a 1, o time se afundou na lanterna mesmo com um jogo a menos e agora tem 88,8% de risco de ser rebaixado. Por mais que tenha um jogo a menos que os adversários na luta contra o rebaixamento, está a sete pontos de distância do Ituano, primeiro time fora do Z-4.
No risco, a posição do Guarani foi trocada com o Brusque, que agora tem 81,80% de possibilidade de descenso e é o segundo time com pior porcentagem. Isso porque venceu o Vila Nova, time no alto da tabela, e reduziu em 10 pontos percentuais a probabilidade de cair para a terceira divisão.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado