Notícias da Região | Campeonato Carioca
Quarta-feira, 11 de Junho de 2025
Carioca 2026: campeonato começa em 21 de janeiro, terá 10 datas e final em jogo único
Clubes definiram regulamento da edição em reunião na sede da Ferj nesta quarta-feira; confira

Os clubes do Rio definiram o futuro Campeonato Carioca de 2026 em reunião do Conselho Arbitral na manhã desta quarta-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj). A próxima edição tem início previsto para o dia 21 de janeiro e terá redução para 10 datas no calendário dos times, com seis rodadas na fase de grupos e mata-mata em quatro outras datas.
Outra novidade será a final em jogo único. Durante o encontro, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, explicou que a diminuição do número de jogos tem como objetivo evitar o acúmulo de partidas em intervalos curtos no início da temporada e abrir espaço no calendário para outras competições importantes, como a Copa do Brasil e a Libertadores. Segundo ele, está prevista apenas uma rodada no meio de semana, e o término do campeonato está programado para o dia 15 de março.
- Vamos reduzir essas datas para que os clubes possam começar o campeonato com sua força máxima. O calendário nacional termina dia 21 de dezembro. Tem férias dos atletas, está em negociação, mas tem pré-temporada. Não adianta querer começar o campeonato dia 10 de janeiro. Então imaginamos jogar esse campeonato entre 11 e 10 datas. Depois de algumas ponderações, resolvemos que esse campeonato será realizado em 10 rodadas.
- Previsão de início dia 21 de janeiro. Por quê? Para que não tenhamos acumulado domingo, quarta, domingo, quarta. A previsão do término no dia 15 de março. Apenas uma rodada no meio de semana. Com isso, tem espaço suficiente para outras competições, tipo copa do Brasil e Libertadores. Esse período é de 30 dias entre o término do Brasileiro e início do estadual, haverá período para férias, que devem ser fracionadas, e para a pré-temporada - concluiu Rubens Lopes
Confira os detalhes do regulamento do Carioca 2026:
Dois grupos com seis clubes em cada e seis datas disponíveis para fase de grupos. Cada clube joga com os seis adversários do outro grupo em turno único.
Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputada em jogo único.
Os quatro vencedores jogam as semifinais, com jogos de ida e volta.
Os quatro perdedores das quartas de final disputam a Taça Rio
Final em jogo único.
Rebaixamento
O clube com a pior campanha na fase de grupos é rebaixado de forma direta à Série A2 do Campeonato Carioca. O segundo time com menor pontuação na primeira fase disputará uma vaga na elite do estadual com o vice-campeão da Série A2 de 2026.
Formato do mata-mata
Para não haver repetição de confrontos em relação à primeira fase, os clubes definiram que os quatro melhores colocados enfrentarão os adversários do mesmo grupo nas quartas de final. O líder duela contra o time da quarta melhor campanha do seu respectivo grupo, e o segundo colocado encara o terceiro:
Quartas de final:
1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo A
2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo A
1º colocado do Grupo B x 4º colocado do Grupo B
2º colocado do Grupo B x 3º colocado do Grupo B
Nas semifinais, os confrontos serão definidos por sorteio entre os vencedores de cada chave das quartas de final.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado