Brasil | Capital e Grande SP

Sábado, 01 de Fevereiro de 2025

Capital e Grande SP vivem madrugada de caos por causa da chuva em várias regiões; Defesa Civil emitiu alerta de temporais severos

Zonas Leste e Norte de São Paulo, Franco da Rocha, Caieiras, Diadema, Santo André e São Bernardo tiveram alagamentos severos na madrugada deste sábado (1°).

Os moradores da capital e cidades da Grande São Paulo viveram uma madrugada de caos e angústia neste sábado (1), em razão das fortes chuvas que caíram em toda a região.

Os temporais começaram no fim da noite desta sexta-feira (31) e obrigaram a Defesa Civil a emitir um alerta severo de chuvas persistentes, por causa dos alagamentos que aconteceram em São Paulo, Caieiras, Guarulhos, Franco da Rocha e ABC Paulista.

Cidades como Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo também tiveram bairros inteiros alagados.

A Marginal do Tietê também vários pontos de alagamentos em toda sua extensão, entre a Zona Norte e a Zona Leste de São Paulo.

O rio Tietê transbordou na região da entrada de SP pela rodovia Anhanguera.

No total, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) aponta que foram registrados até o momento 26 pontos de alagamento, 12 deles na noite de sexta (31) e mais 14 durante a madrugada de sábado (1°).

Devido às fortes chuvas, a Linha 7-Rubi da CPTM está com a circulação paralisada entre as Estações Caieiras e Botujuru durante toda a manhã.

Um trem que circulava na linha foi atingido por um desmoronamento, causando a paralisação perto do túnel da estação Botujuru.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da capital registrou cerca de 25,7 mm de chuva na cidade desde a noite de ontem. O maior índice pluviométrico foi na Zona Norte com 25,7 mm.

Centenas de ruas e casas ficaram alagadas na capital paulista. As regiões do Itaim Paulista, Guaianases, Penha e Itaquera, na Zona Leste, foram as mais afetadas, além da Zona Norte.

Houve registro de seis transbordamentos de rios e córregos, todos eles localizados na Zona Leste.

O término de atenção para alagamentos e enchentes nessas áreas só terminou as 6h30 da manhã, segundo o CGE.

 

G1

 

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano.