Notícias da Região | Campos Belos/GO
Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025
Campos Belos: Bezerro nasce com 6 patas
O professor de veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo José Bastos Queiroz, explica que essa malformação pode ser causada por fatores genéticos, ambientais ou falhas na separação de gêmeos durante a gestação.

Um caso raro de malformação congênita foi registrado no nordeste goiano: um bezerro nasceu com seis patas em uma propriedade rural de Campos Belos/GO. O par extra de membros cresceu na região dorsal do animal, sem comprometer sua sobrevivência imediata.
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
A condição, conhecida como polimelia, ocorre devido a anomalias no desenvolvimento embrionário, resultando na formação de membros excedentes. O professor de veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo José Bastos Queiroz, explica que essa malformação pode ser causada por fatores genéticos, ambientais ou falhas na separação de gêmeos durante a gestação.
Para evitar possíveis complicações no crescimento e na locomoção do bezerro, um médico veterinário foi acionado e realizou a cirurgia para a retirada das patas adicionais. O procedimento foi bem-sucedido, e o animal se recupera sem intercorrências.
Casos semelhantes já foram documentados no Brasil e no mundo. Em 2021, por exemplo, uma bezerra com seis patas e duas cinturas foi atendida por especialistas do hospital veterinário do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), no interior do Rio de Janeiro.
Embora incomum, a polimelia não representa necessariamente risco de vida aos animais afetados, mas pode comprometer sua qualidade de vida, dependendo da localização e do funcionamento dos membros extras. O acompanhamento veterinário é essencial para garantir o bem-estar dos animais acometidos por essa condição.
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado