Internacionais | Israel
Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
Biden e Netanyahu conversam por telefone, enquanto Israel promete retaliação 'letal' contra o Irã
Conversa acontece em meio à escalada de tensões no Oriente Médio. Presidente dos EUA e primeiro-ministro de Israel vivem crise, com autoridades americanas sendo pegas de surpresa pelas ações militares israelenses.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversaram por telefone nesta quarta-feira (9), em meio à escalada do conflito no Oriente Médio. Enquanto isso, a Defesa de Israel prometeu um ataque contra o Irã "letal, preciso e surpreendente".
A conversa de 30 minutos foi a primeira entre Biden e Netanyahu desde agosto. No radar estava a crise entre Israel e o Irã, além do conflito envolvendo o grupo extremista libanês Hezbollah. Por outro lado, os Estados Unidos ainda insistem em um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
A ligação foi "direta e muito produtiva", segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. Ela reconheceu que os dois líderes têm discordâncias, mas disse que ambos discutem as diferenças abertamente.
As relações entre Biden e Netanyahu têm sido tensas, especialmente devido à forma como o premiê israelense está lidando com a guerra em Gaza e o conflito com o Hezbollah. Israel declarou que continuará as operações militares até que os israelenses estejam seguros.
No livro "War" (Guerra), que será lançado na próxima semana, o jornalista Bob Woodward relata que Biden frequentemente acusava Netanyahu de não ter estratégia e chegou a xingá-lo.
As tensões entre Biden e Netanyahu aumentaram nas últimas semanas, com os EUA sendo pegos de surpresa pelas ações de Israel. Isso inclui o assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e a explosão de pagers e walkie-talkies usados pelo grupo extremista.
O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, classificou a ligação desta quarta entre Biden e Netanyahu como "positiva". Ele também agradeceu o apoio dos Estados Unidos e citou os planos para um contra-ataque ao Irã.
"E, como dissemos antes, Israel retaliará pelo ataque... Escolheremos os locais. Será doloroso para o regime iraniano", disse Danon.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado