Internacionais | Venezuela
Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024
Apagão nacional e queda de internet atinge Venezuela em dia em que líder opositor enfrenta risco de prisão
Oposicionista, que alega ter vencido às eleições, foi convocado para depor pela 3ª vez; ele faltou das outras vezes. Capital venezuelana amanheceu sem luz nesta sexta, em apagão que afeta todos os estados, com relatos de queda da internet; governo acusa oposição de sabotagem.
A Venezuela amanheceu sem luz nesta sexta-feira (30) por conta de um apagão nacional que o governo disse ser sabotagem. A queda de energia ocorreu no mesmo dia em que o candidato opositor Edmundo González pode enfrentar um mandado de prisão.
González, que diz ter vencido as eleições, foi convocado a prestar depoimento nesta sexta e, caso não compareça, como fez em outras duas audiências às quais foi convocado no último mês, será alvo de um mandado de prisão, segundo o Ministério Público da Venezuela.
Também nesta sexta, a cidade de Caracas amanheceu sem energia. O Ministério das Comunicações do país afirmou que a falta de luz atingiu total ou parcialmente todos os estados venezuelanos e também afetou refinarias da estatal de petróleo PDVSA.
Houve relatos também de que a internet caiu em diversos pontos do país, inclusive Caracas. O apagão seguia até a última atualização desta reportagem, mas o ministro do Interior, Diosdado Cabello, afirmou que a energia seria retomada ao longo da sexta-feira, começando pela capital venezuelana.
Em 2019, a Venezuela sofreu três apagões nacionais, um deles com duração de três dias, que as autoridades atribuíram também a ataques a linhas de energia por sabotadores e opositores do governo do presidente do país, Nicolás Maduro.
O ministro das Comunicações, Freddy Nañez, afirmou ter sido um ataque da oposição. "Nós fomos vítimas, mais uma vez, da sabotagem elétrica", declarou o ministro.
A oposição ainda não havia se manifestado sobre o apagão até a última atualização desta reportagem.
G1
Correio do Cerrado – Seu site de notícias da região.