Internacionais | Venezuela
Sábado, 07 de Fevereiro de 2026
Venezuela: presos políticos devem ser soltos em uma semana
Projeto de anistia avança no Parlamento venezuelano e líder do Parlamento prevê soltura de presos políticos no decorrer da próxima semana
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado federal Jorge Rodríguez, afirmou nesta sexta-feira (6/2) que todos os presos políticos que deverão receber indulto por meio da lei de anistia em tramitação no Parlamento poderão ser libertados até a próxima sexta-feira (13/2).
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado
Em vídeo publicado no Telegram, Rodríguez disse que o projeto deve receber aprovação final na terça-feira (10/2) e que as solturas começariam no mesmo dia. “Esperamos que entre a próxima terça-feira e, no máximo, sexta-feira, todos estejam livres”, afirmou.
A proposta de anistia foi apresentada pela presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, irmã de Jorge Rodríguez, e prevê clemência para pessoas presas por participarem de protestos políticos ou por críticas a autoridades públicas. O texto cobre o período da chamada “violência política”, entre 1999 e 2026.
O projeto foi aprovado por unanimidade nessa quinta (5/2), na primeira das duas votações necessárias na Assembleia Nacional, dominada pelo partido socialista no poder. A expectativa do governo é de que a medida resulte na libertação de centenas de detidos.
Metrópoles







