Esporte | Futebol internacional

Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026

Real Madrid chega a acordo com Uefa e põe fim ao projeto da Superliga Europeia

Clube espanhol também encerra disputas na Justiça contra a confederação europeia de futebol por causa da iniciativa de uma nova competição continental em oposição à Champions League

Enfim veio a pá de cal. O Real Madrid anunciou nesta quarta-feira que chegou a um acordo com a Uefa, que é a confederação europeia de futebol, e a Associação de Clubes da Europa (EFC), para o "bem do futebol europeu de clubes". Na prática, isso significa o fim do projeto de criação de uma Superliga Europeia, que estremeceu o futebol mundial em abril de 2021.

Siga nosso Instagram Correio do Cerrado

Doze dos clubes mais importante da Europa tentaram criar, em abril de 2021, uma superliga, em oposição à Champions League, competição continental da Uefa. Faziam parte desse grupo: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham; Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid; Inter de Milão, Juventus e Milan.

O objetivo era criar uma nova competição, reunindo basicamente os times de elite do continente. Mas a ausência de um sistema de acesso e descenso, com participação de equipes apenas por convite, gerou duras críticas no mundo do futebol. Das principais ligas europeias, da confederação de futebol do continente, clubes menores, jogadores, técnicos e torcedores. O resultado: uma debandada de integrantes poucos dias depois do anúncio da criação da Superliga. O projeto foi então suspenso.

O Real Madrid afirma no comunicado divulgado hoje que esse acordo com a Uefa e a EFC valoriza o respeito "ao princípio do mérito esportivo" e enfatiza a "sustentabilidade a longo prazo dos clubes", além da melhoria da experiência para os torcedores.

As disputas na Justiça entre o clube espanhol e as outras instituições esportivas foram encerradas. O Real Madrid e a empresa A22, que procurava promover a Superliga, haviam entrado com ação contra a Uefa, por danos e prejuízos à sua competição.

É o fim de uma guerra de bastidores que atravessou os últimos anos. O Barcelona anunciou a sua saída da Superliga na semana passada, deixando apenas o Real no projeto.

G3

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado - Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.